Exercícios físicos fazem bem para a saúde

Exercícios físicos fazem bem para a saúde
Verifique com seu médico qual a melhor opção para voce

segunda-feira, 28 de março de 2011

Respiração incorreta pode engordar

Nas campanhas a favor de uma vida saudável, é comum que se oriente as pessoas a buscar uma alimentação balanceada e a prática frequente de exercícios físicos. Todavia, há fatores menos divulgados, capazes de levar à obesidade. De acordo com Gerson Köhler (CRO 3921 – PR), ortodontista e ortopedista-facial, respirar de maneira incorreta pode fazer o indivíduo ganhar peso.

Há algumas razões que em geral fazem o indivíduo inspirar o ar pela boca, como o aumento de amígdalas ou adenóide, além de alterações na anatomia interna do nariz. Por exemplo, o desvio de septo. “Essas alterações acontecem de forma progressiva e podem começar ainda na infância. Elas são denominadas alterações ortopédicas, no caso dos ossos da face, principalmente da maxila e da mandíbula; ou alterações ortodônticas, quando os dentes estão mal posicionados devido a arcadas ósseas mal formadas”, explica o ortodontista.

Dificuldades respiratórias podem levar a problemas ortodônticos, que tornam a mastigação deficiente. Sem a trituração adequada dos alimentos, o bolo alimentar é engolido rapidamente. Segundo Köhler, “assim, o cérebro não tem tempo de acionar o mecanismo de saciedade. E o indivíduo acaba comendo mais do que o necessário”, afirma.

Nesses casos, o profissional recomenda que a pessoa faça uma avaliação que envolva um ortodontista, um otorrinolaringologista, uma fonoaudióloga e um nutrólogo, ou endocrinologista. A ideia é obter um completo diagnóstico.

Nenhum comentário: