Exercícios físicos fazem bem para a saúde

Exercícios físicos fazem bem para a saúde
Verifique com seu médico qual a melhor opção para voce

domingo, 27 de março de 2011

Fertilidade e boa formação do feto dependem do cardápio da mulher e do homem

Há razões para a infertilidade que não residem na alimentação saudável. Porém, existem fatores que têm a ver com os pratos regularmente escolhidos pelo casal. Uma dieta equilibrada pode melhorar a formação do embrião, aumentando as chances de gravidez. Além disso, os próprios hábitos cultivados pelos pais antes de terem filhos são capazes de atuar na prevenção de doenças crônicas, no futuro.

Quem pensa que os cuidados se restringem à mulher se engana. Substâncias como zinco (encontrado na carne, em frutos do mar e nos cereais integrais) ou selênio (castanha do Pará, alho e cogumelos, por exemplo) contribuem para a formação de um sêmen de melhor qualidade.

O estresse é outro inimigo. Ao “roubar” nutrientes do homem e da mulher, reduz a quantidade de espermatozóides, bem como não garante uma boa formação deles, dificultando a fecundação do óvulo. Daí a importância de exercícios físicos frequentes, que diminuem o estresse e ajudam na oxigenação do corpo.

Agrotóxicos provenientes das plantações e até mesmo a poluição do ar conseguem atrasar os planos dos casais que desejam ter filhos. “Tudo o que faz liberar toxinas desregula o organismo e pode acaba sendo prejudicial”, explica a nutricionista Gabriela Halpern (CRN 38616).

Para uma alimentação saudável, que garanta a boa formação do feto e uma gravidez tranquila, a especialista recomenda itens ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento das células. Um dos benefícios é melhorar as próprias condições do corpo da mulher, para o desenvolvimento do bebê. Assim, vale incluir no cardápio alimentos integrais, bastante fruta, grãos, verduras e legumes, que também melhoram a formação do sêmen.

Nenhum comentário: