Exercícios físicos fazem bem para a saúde

Exercícios físicos fazem bem para a saúde
Verifique com seu médico qual a melhor opção para voce

domingo, 30 de janeiro de 2011

Filtro solar , usar ou não usar?

Devemos renunciar ao protetor solar para deixar o corpo produzir vitamina D?

É o paradoxo do protetor solar. Quando você obedientemente se lambuza de filtro solar FPS 30 antes de sair em um dia ensolarado, está protegendo a pele dos perigosos raios ultravioleta. Mas também está evitando que esses raios induzam a pele, o fígado e os rins a produzir uma vitamina essencial – a vitamina D.

Por mais de 90 anos, a vitamina D foi conhecida por ter um importante papel na saúde dos ossos. Mas novas pesquisas sugerem que ela pode trazer outros benefícios à saúde. De acordo com Sari Greaves, porta- voz da Associação Americana de Dietética, a vitamina D previne câncer, enfarto e derrame. Estudos recentes estão examinando os efeitos de altas doses de vitamina D na depressão, diabetes tipo 2 e doenças autoimunes, como artrite reumatoide e esclerose múltipla.

A vitamina D existe naturalmente em alguns alimentos, como salmão, gema de ovo e fígado, e muitos outros são fortificados com ela. A Comissão de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina recomenda uma dose de 200 unidades internacionais por dia para adultos de até 50 anos; pessoas mais velhas precisam de mais. Por causa dessas novas pesquisas, essas recomendações estão sob revisão.

Mas muitos norte-americanos não consomem nem as recomendações atuais. Estimativas dizem que três em cada quatro americanos não consomem vitamina D suficiente. Enquanto alguns nutricionistas recomendam buscar a vitamina ficando no sol por 10 a 15 minutos sem filtro solar, os dermatologistas argumentam que não é uma maneira segura nem confiável de alcançar os níveis de vitamina D. “Isso é algo que fica sob a minha pele, literalmente”, diz a médica Elizabeth Tanzi, dermatologista e professora-assistente do Departamento de Dermatologia da Universidade Johns Hopkins e codiretora do Instituto Dermatológico de Cirurgia a Laser de Washington.

“É espantoso para mim que alguém assuma um comportamento de risco conhecido por causar câncer quando pode tomar um suplemento que funciona maravilhosamente bem”, diz Tanzi, que ingere suplementos porque tem níveis baixos de vitamina D. O importante? Leia o rótulo da sua multivitamina para ver se contém o valor diário de vitamina D e peça ao seu médico para checar os níveis dessa vitamina no próximo exame físico, se estiver preocupado. E não se esqueça do protetor solar e do chapéu quando for à praia.

FORTIFICADO COM VITAMINA D
A vitamina D é frequentemente adicionada a alimentos como leite, leite de soja, iogurte, pão, cereal e barra de cereal. Cheque os rótulos para descobrir se um produto tem vitamina D adicionada e qual a quantidade por porção.

Nenhum comentário: