Exercícios físicos fazem bem para a saúde

Exercícios físicos fazem bem para a saúde
Verifique com seu médico qual a melhor opção para voce

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Alerta sobre cosméticos

Cuidado com o que passa no rosto. Alguns componentes de cosméticos podem causar alergia e até câncer. Saiba os ingredientes de cosméticos que não fazem nada bem para nossos rostos e corpos.

Os cosméticos existem para nos deixar mais bonitas e com a pele saudável. Entretanto, alguns fazem justamente o contrário. Culpa dos componentes presentes em suas formulações. O professor de cosmetologia Maurício Pupo listou quais são, além de exemplificar como e por que eles nos prejudicam. Leia com atenção e lembre-se: da próxima vez que for comprar um creme ou hidratante, é melhor manter distância dos produtos que têm esses ingredientes na composição.

Uréia: proibida para grávidas

A uréia é, sem dúvida, um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, tanto pela sua eficácia, quanto pelo seu baixo preço. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a uréia é proibida para mulheres grávidas. E o principal motivo desta proibição é que a uréia penetra profundamente na pele e tem até mesmo a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação, trazendo ao bebê consequências ainda desconhecidas.

Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben. (conservantes liberadores de formol): podem aumentar a incidência de câncer de pele

O formol faz muito mal para a pele, mas o que a grande maioria das pessoas não sabe é que muitos cosméticos utilizam na formulação alguns tipos de conservantes que produzem e liberam formol. Além da já conhecida toxicidade do formol, um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade de Debrecen, Hungria revelou que esta substância pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol. O consumidor pode se proteger destas substâncias observando cuidadosamente os rótulos traseiros das embalagens, procurando pelas seguintes substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína.

Propilenoglicol: risco de alergias

O propilenoglicol é um produto utilizado como diluente de outras substâncias, sendo muito usado em uma ampla variedade de cosméticos. O perigo de seu uso está nos problemas de pele que este pode desencadear nas pessoas, como alergias e irritações. Um estudo realizado com 45.138 pacientes na Universidade de Göttingen, Alemanha, confirmou seu potencial sensibilizante (potencial para causar alergias).

Óleo Mineral e Outros Derivados do Petróleo: responsáveis por diversos tipos de câncer

Os derivados do petróleo, como por exemplo, os óleos minerais, estão presentes na maioria dos produtos cosméticos, devido a sua propriedade emoliente, ou seja, hidratante para a pele. Entretanto, estudos recentes vêm associando esses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Isso se deve devido à presença de um composto chamado 1,4-dioxano, uma substância cancerígena, como relata estudos publicados nos periódicos “American Journal of Industrial Medicine”.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cuidados para se adaptar bem ao fim do horário de verão

À meia-noite de sábado termina o horário de verão e os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

São mais de 114 milhões de brasileiros felizes com a sensação de ter uma hora a mais. No entanto, atrasar o relógio biológico não é tarefa fácil e pode prejudicar o ritmo e funcionamento do corpo.

“O desequilíbrio do organismo se dá nos cinco primeiros dias da mudança no relógio, após esse período e com os devidos cuidados tomados, o corpo se adapta de forma tranquila”, afirma Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

Para ele, o ideal para preparar o organismo ao novo horário é manter uma boa qualidade do sono e dormir o suficiente durante toda a semana. Portanto, aproveite essa uma hora a mais para descansar. “Dificuldade para dormir ou acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos e outras doenças. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia em que o estresse comumente aumenta”, alerta o médico.

Além de repouso adequado, é interessante apostar em uma alimentação equilibrada e evitar alimentos pesados e bebidas estimulantes como café, chá preto e pó de guaraná, principalmente no final da tarde.

Também não é recomendado comer muito antes de dormir nem ir para a cama com o estômago vazio.

Quando a hora de dormir estiver se aproximando, evite atividades que exijam concentração ou esforço físico, tente apostar em práticas relaxantes como meditação, ioga, massagens ou técnicas de respiração.

Refrigerantes dietéticos : Riscos para a saúde

Pesquisa revela que refrigerantes dietéticos podem desencadear infarto e AVC.
Então , esta bebida pode não ser a melhor opção para quem precisa fazer dieta , podendo ser mais prejudicial que o refrigerante de açucar comum.

Um estudo publicado nesta quarta-feira (9) sugere que os consumidores frequentes de refrigerantes dietéticos correm um risco maior de sofrer ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) do que as pessoas que não consomem refrigerante nenhum.

O estudo acompanhou 2.564 pessoas em Manhattan e descobriu que as que consumiram bebidas dietéticas diariamente tiveram um risco 61% maior de sofrer problemas vasculares do que as pessoas que disseram não beber nenhum refrigerante.

Quando os cientistas estabeleceram relação dos dados com síndrome metabólica, doença vascular periférica e histórico de doença cardíaca, o risco foi 48% maior, destacou o estudo apresentado na conferência internacional sobre Acidente Vascular da Associação Americana de AVC.

"Se nossos estudos se confirmarem com análises futuras, isto sugeriria que uma dieta forte em refrigerantes dietéticos pode não ser um substituto ideal para bebidas adoçadas com açúcar", disse a chefe dos estudos, Hannah Gardener, da Escola de Medicina da Universidade de Miami.

Previna-se contra a osteoporose

Os ossos crescem até os 20 anos. A partir daí, a densidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente ou osteoporose. O processo é mais rápido nas mulheres, principalmente após a menopausa.

Algumas dicas podem ajudar na prevenção ou no controle da osteoporose:

-A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos). Os médicos indicam dois copos de leite desnatado e uma fatia de queijo branco por dia;

-Consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve;

-Evite carne vermelha, refrigerante, café e sal;

-Exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo.

-Basta de 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 11h;

-Não fume e evite o consumo excessivo de álcool;

-Independente da idade inicie um programa de exercícios (pode ser caminhada ou musculação, por exemplo). Entre outras vantagens, ajuda a fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e os reflexos, evitando as quedas;

-Mulheres que entraram na menopausa devem consultar um médico para começar um tratamento especial. A partir de 45 anos, devem ser submetidas a um teste de densitometria óssea;

-Obstáculos como móveis, tapetes soltos e pouca iluminação, podem facilitar quedas e, conseqüentemente, provocar fraturas em pessoas com osteoporose.

Saiba como deixar a casa mais segura com algumas dicas:

-Na cama, é importante que a pessoa sentada consiga apoiar os pés no chão, evitando assim, a hipotensão postural (tonturas);

-A mesa de cabeceira deve ser 10 cm mais alta do que a cama e com bordas arredondadas. Se possível, fixe-a no chão ou na parede, evitando que se desloque caso a pessoa precise apoiar-se nela;

-Sempre que possível, instale os interruptores de luz próximos à cama, ou adote um abajur;


-Prefira pisos antiderrapantes para áreas molhadas (como box e corredores);

-Evite tapetes soltos e prefira os de borracha e antiderrapantes;

-O corrimão das escadas deve ter altura média de 80 cm e os degraus das escadas devem ser marcados com fitas antiderrapantes.

Sobre céfaléia e enxaquecas

A enxaqueca é um dos tipos de cefaléia (dor de cabeça). A localização da dor normalmente é de um lado da cabeça, às vezes, dos dois. Os fatores mais freqüentes que podem iniciar uma crise são:

Alimentos e bebidas:

- queijos amarelos envelhecidos;
- frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego);
- banana (principalmente d’água);
- lingüiças;
- salsichas e alimentos de coloração avermelhada, em conserva;
- frituras e gorduras;
- chocolates;
- café, chá e refrigerantes a base de cola;
- aspartame (adoçante artificial);
- glutamato monossódico (tipo de sal usado como intensificador de sabor, principalmente em comida chinesa);
- vinhos (principalmente o tinto);
- cervejas e chope.

Hábitos alimentares e sono:

- ficar mais de 5 horas seguidas sem se alimentar;
- dormir mais ou menos do que o de costume.
Variações bruscas de temperatura e umidade do ar:
- a entrada em ambientes frios, estando antes em ambiente quente e vice-versa;
- ingestão de líquidos gelados com o organismo aquecido ou suando muito.

Fatores emocionais e estresse

Menstruação e fatores hormonais:

- é muito comum em mulheres portadoras de enxaqueca apresentarem dor nas fases pré, durante ou após a menstruação;
- muitas mulheres têm as crises pioradas a partir do momento que iniciam o uso de anticoncepcionais orais;
- na menopausa, muitas mulheres melhoram espontaneamente e voltam a piorar quando iniciam a reposição hormonal.

Tratamento:

Somente o médico pode dizer qual a melhor medicação para quem sofre de enxaqueca, mas as crises podem ser reduzidas evitando-se os fatores desencadeantes.
O que fazer quando estiver em crise?
- esteja sempre preparado; os portadores devem ter a medicação para as crises sempre à mão;
- em caso de dor intensa, procure um local fresco e escuro para recostar, mas não deite;
- coloque gelo sobre as áreas doloridas;
- tome o medicamento recomendado pelo seu médico, mas nunca mais de duas vezes por semana;
- beba muita água e coma moderadamente;
- descanse.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Qual o Melhor Momento Para Praticar Exercício

Nosso relógio biológico controla a performance muscular, cardiovascular e motivação para o exercício.

Seu corpo não tem um bom desempenho o tempo todo.

Os ritmos da sua vida:

Seu corpo segue uma série de ciclos diários, que são chamados de ritmos circadianos que se originam no hipotálamo e regulam a sua temperatura corporal, metabolismo e sono. Conformidade com o ciclo de 24 h claro / escuro e regular ou desregular a cada dia.

Questão de temperatura:

Parece que a influência dos ritmos circadianos da temperatura do corpo é o que mais monitora a qualidade da sua formação. Quando a temperatura está acima as suas sessões costumam ser mais intensas e contrárias, um desempenho com baixa temperatura corporal tende a ser menor.
Seu corpo tem sua menor temperatura entre 1-3 horas antes de acordar de manã, enquanto no final da tarde tende a atingir o seu pico.
Estudos mostram que a maioria das pessoas que praticam exercício a noite hora tem mais eficácia, obtendo um maior poder, sentindo menos cansaço e tempo de resposta rápido. Também nesta época os músculos estão mais flexíveis para se tornar mais quente.

Primeiro de tudo, não mude sua rotina por causa do trabalho. Você pode treinar ou simplesmente levantar cedo.

Aqueles que praticam esportes após levantar-se não terão seu corpo com a temperatura ideal, mas as estatísticas mostram que são mais propensos a não abandonar a prática.

Quer treinar para um evento específico? Portanto, o melhor tempo para treinar é o mesmo para o desenvolvimento de tal evento ou competição. Você tem sentimentos semelhantes no Dia-D “. Então, se você treinar todos os dias na parte da manhã se sentirá melhor numa competição matutina.Seu corpo vai se sentir alerta e pronto para realizar naquele momento em particular, como uma resposta adaptativa.

Para determinar a sua própria temperatura máxima que corresponde ao seu ciclo circadiano, você tem que tirar sua temperatura a cada duas horas durante cinco ou seis dias consecutivos. Você vai ver que pode haver variações de até 1 grau e meio ao longo do dia.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Chocolate é tão saudável quanto frutas , diz pesquisa

Esta é a notícia que os chocólatras têm esperado: o chocolate acaba de ser classificado como um superalimento, ou seja, que fortalece o sistema imuológico de forma natural.

Pesquisas mostram que o chocolate amargo é mais rico em antioxidantes do que sucos feitos a partir de frutinhas como cerejas, amoras, açaí, framboesas e outras chamadas de “superfrutas”. Embora o cacau seja a semente e não uma fruta, os pesquisadores dizem que não devemos parar de consumir chocolate para consumir as tais “superfrutas”. O que não se pode fazer é adicionar açúcar e leite ao chocolate amargo, pois assim os benefícios são diminuídos.
O estudo foi realizado por cientistas do Centro Hershey’s – é claro! – nos EUA. A empresa deve ter seus motivos óbvios para realizar o estudo, entretanto a nova constatação é animadora para quem se sentia culpado por consumir chocolate.

Contestado pelo Chemistry Central Journal, o estudo mostra que as barras pequenas de chocolate amargo se destacaram em todos os testes de flavonóides – componentes de baixo peso molecular encontrados em diversas espécies vegetais que previnem rugas e diminuem o risco de doenças cardíacas. Entretanto o chocolate ficou em último lugar em todos os testes, provavelmente devido aos antioxidantes que foram retirados durante o processamento.

A Dra. Debra Miller, autora do estudo, disse que é preciso olhar o passado de “macro nutrientes”, como gorduras e proteínas ao avaliar o valor nutricional do chocolate. “Sementes de cacau devem ser consideradas como “super frutas”, e produtos derivados de extratos de sementes de cacau, tais como o pó de cacau natural e chocolate amargo como super alimentos”.

Outras pesquisas realizadas recentemente mostraram que apenas um pedacinho de chocolate amargo por dia pode reduzir o risco de doenças cardíacas em até um terço. Pesquisadores chegaram até mesmo ao ponto de afirmar que só o cheiro do chocolate já pode proteger contra resfriados. Será?

Enfim, como tudo na vida o consumo de chocolate ainda deve ser feito de forma moderada. Infelizmente para os amantes do chocolate, que buscam tratamentos para perda de peso, o teor de gordura de açúcar numa simples barrinha ainda é muito alto. O chocolate só é indicado em tratamentos de reeducação alimentar como parte de uma dieta equilibrada, rica em alimentos menos atraentes, como arroz integral, legumes e frutas.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Verão: Cuidados com petiscos de beira de praia

Com a chegada do verão há uma busca desenfreada pelo corpo perfeito, principalmente entre os amantes das praias. As pessoas mais organizadas começam a se cuidar ainda no inverno e alcançam o peso ideal antes mesmo da chegada do verão. Mas tanto planejamento e esforço podem ir por água abaixo, se o consumo alimentar durante as férias não for adequado. Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas para a manutenção do peso durante o descanso na praia. Confira!

· Amendoim

O amendoim é um grão de elevado valor calórico, cada porção (1 colher de sopa cheia) contém cerca de 100 calorias. Além disso, a forma mais comum de comercialização desse alimento é a salgada, o que pode aumentar o risco de desidratação – situação que pode se agravar quando há associação com o álcool. A melhor conduta é evitar o seu consumo na praia. De uma forma geral, não encontramos facilmente substitutos desse aperitivo nas praias, entretanto, os mais criativos e com disposição, podem elaborar seus próprios aperitivos e transportá-los para a praia. Uma idéia são palitos de cenoura e pepino.

· Biscoito de polvilho

Os biscoitos de polvilho sempre estão nas recomendações de alimentos seguros para serem consumidos nas praias. Entretanto, esse é um alimento “super calórico”. Um pacote de 100g contém 460 calorias, equivalente a um pastel de carne simples. Esse biscoito também é muito rico em sódio, cada pacote contém o equivalente a 1,5g de sal (1 pacotinho e meio).

· Milho verde com manteiga

O milho verde é uma das melhores opções comercializadas nas praias. Representa uma fonte alimentar nutritiva, rica em carboidrato, e, diferentemente dos aperitivos, esse alimento é capaz de matar a fome e manter a saciedade por um período mais prolongado. Cada espiga média de milho apresenta mais ou menos 130 calorias, valor calórico equivalente a uma colher de sopa de manteiga. Logo, a principal recomendação em relação ao milho é abrir mão da manteiga. Vale a pena ressaltar a importância de se utilizar pouco sal na hora de consumir o alimento.

· Sorvete de chocolate

Os picolés cremosos mais simples de chocolate costumam ter em torno de 100 calorias, mas há versões que podem ter até mais de 200 calorias. Os picolés de fruta são excelentes alternativas para substituir os picolés cremosos. Além de não ultrapassarem mais de 60 calorias, são fontes importantes de hidratação para o consumo na praia.

· Queijo coalho

Espetos de queijo coalho, apesar da aparência inocente, são alimentos de elevado valor calórico. Cada espeto de 60g contém cerca de 200 calorias. Esse valor calórico é semelhante ao de um sanduíche preparado com 2 fatias de pão integral, 2 fatias de peito de peru e uma fatia de queijo minas frescal.

· Pastel e acarajé

Pastéis e acarajés são frituras tradicionais nas praias. E como qualquer fritura, contêm elevado valor calórico. Cada unidade de acarajé tem em torno de 300 calorias. O pastel pode variar entre 450 – 900 calorias, dependendo do tamanho e do recheio. Além disso, o óleo utilizado para a fritura, muitas vezes, é reutilizado ou passa um dia inteiro sob altas temperaturas. Essa prática produz substâncias que aumentam o risco de desenvolvermos doenças cardiovasculares. Fuja!

· Camarão frito

O camarão não é um alimento de alto valor calórico, entretanto, quando frito, essa característica é perdida e cada espeto alcança um teor calórico de mais ou menos 250 calorias. Quando a mesma quantidade (100g) de camarão cozido, assado ou grelhado não ultrapassa 100 calorias. Assim, o ideal é buscar estabelecimentos que ofereçam espetos assados ou grelhados. Encontrar esse tipo de estabelecimento na praia não será uma tarefa fácil…

· Tapioca

Uma tapioca sem recheio contém em torno de 200 calorias, quantidade equivalente a cerca de 10 colheres de arroz. Com recheio, essa iguaria pode ultrapassar 400 calorias. Esse é um valor calórico de um prato de refeição completo: arroz, feijão, peixe grelhado e salada variada.

· Refrigerante gelado

Cada lata de refrigerante tradicional contém cerca de 150 calorias. Quando consumidas em suas versões light, as calorias são reduzidas a zero. Se o consumo de refrigerante for utilizado para reduzir ou substituir a cerveja, pode representar uma excelente opção.

· Cerveja

As bebidas alcoólicas são os grandes perigos das praias. Além do teor calórico considerável (cada lata de cerveja contém 175 calorias), o álcool é um potente desidratante. Existem as versões de cervejas sem álcool, que reduzem em mais da metade as calorias (60 calorias/lata) e não apresentam o efeito indesejável da desidratação. Mesmo assim, as melhores fontes de hidratação na praia ainda são a água de coco e a água mineral.

· Caipirinha

Para quem não resiste a uma caipirinha no verão, a melhor opção é consumir as versões preparadas com saquê. Enquanto uma caipirinha preparada com vodka pode chegar a um valor calórico superior a 300 calorias, as preparadas com saquê não ultrapassam 120 calorias. Mas vale a pena ressaltar mais uma vez: o consumo de água deve ter prioridade nas praias, para fugir da desidratação e para manter a boa forma nas férias de verão.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cardápio anti-câncer

Alimentos saudáveis e exercícios físicos ajudam a evitar proliferação das células de um tumor.

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), criou uma lista de alimentos que auxiliam no combate e prevenção contra o câncer.

Segundo a secretaria, o consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequadas é um dos principais fatores na prevenção da doença.

Algumas substâncias como o ômega 3, encontrado em peixes (como o salmão), e os polifenóis (presentes na maçã) diminuem a formação de compostos inflamatórios, o envelhecimento celular e, consequentemente, a proliferação de células de um tumor.

Já as fibras solúveis, presentes em alimentos como brócolis, couve-manteiga e couve-flor, inibem a formação do tumor, diminuindo a possibilidade de mutações genéticas.

Os hábitos diários também podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer, como o sedentarismo. A prática de atividade física, por exemplo, diminui a resistência à insulina, tornando menor o risco de câncer colorretal.

A ingestão alimentar excessiva, que leva a um aumento de peso, altera a taxa de glicemia no sangue e provoca um aumento da insulina, aumentando, assim, o risco do surgimento de tumor no pâncreas, no fígado e nos rins.

Outro efeito da obesidade a longo prazo é a diabete, que está relacionada com o desenvolvimento de câncer de fígado, endométrio, cervical e mamário.

Na contramão do consumo saudável também há alimentos que potencializam o desenvolvimento de um câncer e que devem ser evitados ou, então, consumidos com moderação, já que são ricos em gordura saturada.

Bons exemplos são os de origem animal - carne vermelha, leite integral e derivados e bacon -, que podem causar inflamação e alteração dos níveis de hormônios no sangue. A inflamação e o excesso de açúcar no sangue levam à intoxicação das células, o que favorece o desenvolvimento de tumores.

Veja abaixo alguns alimentos que possuem propriedades funcionais que contribuem na prevenção do câncer:

Tomate (Licopeno)- Potente alimento anticancerígeno.

Laranja (Ácido ascórbico carotenoides, monoterpenos e limonemos)- Ação antioxidante e diminuição da toxicidade de substâncias mutagênicas.

Peixes (Ômega 3)- Ação antioxidante. Diminuição da proliferação de células retais cancerígenas, redução do risco de câncer de laringe.

Frutas e vegetais vermelhos e roxos (Flavonóides , antocianina e quercetina e resveratrol *casca de uvas e vinho)- Elevada ação antioxidante, anticarcinogênico e antitumoral.

Soja (Isoflavonas Ação antioxidantes)- antitumoral e hipolipemiantes.

Frutas alaranjadas e amarelas (Carotenoides)- Protegem o DNA contra oxidação.

Brócolis (Isotiocianatos)- Ação anticancerígena e morte tumoral.

Exercícios físicos evitam câncer

OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que sedentarismo é o quarto fator de morte no mundo. Determinação da OMS é fazer 150 minutos de ginástica por semana

Praticar uma atividade física duas horas e meia por semana desempenha papel essencial na prevenção do câncer, em particular do cólon e de mama, estima a OMS (Organização Mundial da Saúde), em estudo publicado nesta sexta-feira.

O presidente da UICC (União Internacional contra o Câncer), Eduardo Cazap, diz que "25% desses tumores poderiam ser evitados".

De acordo com a OMS, pessoas de mais de 18 anos que fazem ao menos 150 minutos de atividade física aeróbica por semana pode reduzir o risco desses tipos de câncer e também de outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos.

Para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos, a recomendação é de 60 minutos de exercícios. O papel da atividade física na prevenção desses dois tipos de doença foi provado cientificamente, lembrou Cazap.

De acordo com a OMS, o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas 31% da população mundial não é fisicamente ativa.

Segundo os dados da OMS, cerca de 460 mil mulheres morreram por câncer de mama em 2008, enquanto que 610 mil pessoas morreram por tumor colorretal.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O poder da alimentação balanceada

Alimentação no verão – Seguir alimentação balanceada hidrata e previne o organismo de doenças e infecções

No verão as pessoas costumam mudar os hábitos alimentares devido às festas de fim de ano e férias. Mas, principalmente em tempo de calor, a alimentação requer cuidados.

De acordo com Ludmila Melo Milken, nutricionista clínica do Complexo Hospitalar Santa Genoveva, ingerir bastante líquido e manter uma alimentação com menos gordura é fundamental para a saúde e para garantir o bem-estar. “Neste período nada mais indicado que aumentar o consumo de frutas e verduras além de uma alimentação leve e equilibrada, que são grandes fontes nutricionais para manutenção da saúde”, afirma.

Controlar a alimentação e ingerir alimentos mais saudáveis não é tão difícil quanto parece. “Manter uma alimentação saudável não é tão caro como muitas pessoas pensam. As frutas e verduras da época são mais baratas e ricas em água e também grandes fontes nutricionais para nosso organismo. Além de hidratar, fortalece o organismo contra doenças e infecções”, explica a nutricionista.

Seguir uma alimentação balanceada e adequada não significa renunciar aos alimentos mais gostosos. Segundo a nutricionista basta prepará-los de forma diferente e incorporar novos hábitos. “Além de a cada duas horas, pelo menos, consumir de um a dois copos de água para umidificar o sistema respiratório (garganta, laringe) e combater doenças respiratórias”, orienta.

Veja algumas frutas encontradas no dia a dia que são ricas em nutrientes:

Banana

- Destaca-se por ter vitamina B6. Também possui quantidades significativas de vitamina C, B1, B2 e E, e folatos.
- Quantidade importante de fibra solúvel e insolúvel – Importante para o bom funcionamento intestinal e função hipocolesterolemiante.
- Contém pequenas quantidades de Serotonina: Um neurotransmissor, que realiza diversas funções no sistema nervoso, inclusive no bom humor.
- Grande teor de potássio e ausência de sódio, que previne hipertensão, arritmias, trombose arterial e o câncer.

Mamão

- Contribui para neutralizar o excesso da acidez gástrica. Seu consumo é benéfico e útil em casos de Gastroenterite e colites, devido a sua ação suavizante sobre as mucosas digestivas.
- Rico em fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal.

Maçã

- Rica em Pectina: Fibra insolúvel encontrada na casca. Atua como uma escova intestinal, facilitando a eliminação de toxina juntamente com as fezes.
- Rica em taninos (fibras): Tem ação adstringente e antiinflamatória.
- Presença de flavonóides: Impedem que o colesterol se deposite nas paredes arteriais, evitando a aterosclerose.
- Evita HAS: Alto conteúdo de potássio e baixíssimo em sódio.
- Reduz colesterol: Devido à pectina.
- Regula glicemia, sendo indicada para pacientes diabéticos.
- Impede formação de tumores cancerígenos no cólon.

Laranja

- Rica em ácido fólico, importante consumo para gestantes, para que o sistema nervoso do feto se desenvolva corretamente.
- Rica em pectina: Ação anticolesterol.
- Rica em vitamina C: Ação antioxidante, previne o câncer, melhora imunidade, cicatrização e facilita a eliminação de resíduos tóxicos do organismos, como o ácido úrico.
- Rico em carotenóides: Poderosos antoxidantes e favorece também a visão.
- Rica em flavonóides: Ação antioxidante, antiinflamatória e antitumoral.
- Previne o aparecimento de reações alérgicas, sendo ideal para asma bronquial ou rinite.
- Vitamina C: Fator essencial para crescimento e sustentação dos ossos, recomendada em casos de osteoporose, raquitismo.
-Prevenção do câncer.