Exercícios físicos fazem bem para a saúde

Exercícios físicos fazem bem para a saúde
Verifique com seu médico qual a melhor opção para voce

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Elimine a culpa e viva melhor


Errar é humano. Pois quando cometemos um erro temos que encarar um sentimento que nos toma e prejudica, a culpa. Sentir culpa atrapalha nossas vidas, e mesmo se somos perdoados por errar, nossa consciência pode ser mais cruel que as pessoas ao nosso redor.

Trazemos as considerações de um especialista para ajudá-la a eliminar a culpa e mudar sua vida.

O psicólogo especialista em ciências cognitivas, Fernando Elias José, nos lembra o que é, de fato, a culpa. “A culpa nada mais é do que um sofrimento gerado após a reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo”, afirmou.

Segundo o especialista, a culpa prejudica o andamento dos nossos projetos futuros. “Gastamos energia numa lamentação interior por aquilo que já ocorreu em vez de gastarmos em novas coisas, novas ações de novos comportamentos”, disse.

Para combater esse sentimento ruim o psicólogo explica que o correto é responsabilizar-se e não se colocar como vítima da situação. “A responsabilidade faz com que acreditemos na capacidade de mudar”, explicou. Porém, é quase inevitável sentir esta emoção ao longo da vida, mas é possível combatê-la.

Sentir culpa não lhe ajuda em nada, portanto, neste começo de ano, elimine a culpa, encare sua vida de frente e deixe partir o que lhe fez mal. O passado não nos traz mais nada se não as experiências que já vivemos. Aprender com os erros é melhor do que viver se culpando por eles. Se você Vilamiga sente culpa por algo, liberte-a. Compartilhe sua experiência. O que aprendeu com seus erros?