Exercícios físicos fazem bem para a saúde

Exercícios físicos fazem bem para a saúde
Verifique com seu médico qual a melhor opção para voce

terça-feira, 29 de março de 2011

10 alimentos para ter pique no trabalho

Na correria do cotidiano é difícil manter a disciplina na hora do almoço. Para ter disposição em sua jornada de trabalho, a alimentação é um capítulo da vida que deve ser levado a sério. Confira 10 alimentos que podem te ajudar na hora da nutrição:

1- Batata doce
A batata doce é uma das melhores leguminosas que você pode comer. Ricas em carotenóides, vitamina C, potássio e fibras, elas são uma boa opção para não cair na tentação das batatas convencionais. Prefira as assadas, que não contêm muita gordura.

2- Manga
Em um copo de suco de manga você encontra vitamina C, vitamina A, além de contar com cerca de três gramas de fibras e uma boa dose de potássio que vai para o sangue e ajuda a reduzir a pressão arterial. A manga também é uma das frutas com menos probabilidade de ter resíduos de pesticidas.

3- Iogurte sem açúcar
O iogurte puro combina perfeitamente com a doçura natural de uvas, bananas e com cereais matinais. Tem proteínas, potássio, cálcio, zinco e vitaminas B-6 e B-12. São ricos em microorganismos, por isso, são considerados alimentos probióticos.

4- Brócolis
Rico em vitamina C, carotenóides, ácido fólico, proteína, cálcio e ferro. Procure comer os que foram feitos no vapor, pois assim ele não terá perdido suas propriedades benéficas.

5- Salmão
As gorduras ômega-3 estão presentes em peixes como o salmão. Esse tipo de gordura é benéfica e pode ajudar a reduzir o risco de ataques cardíacos e de morte súbita. Pode ser degustado de várias maneiras e receitas.

6- Pães e biscoitos integrais
Alguns alimentos podem contribuir para a sua saúde e disposição. Biscoitos integrais, de centeio, são repletos de fibras e a maioria não contêm gordura. Fuja do pão branco, que forma uma espécie de “cola” em seu intestino, e busque comer pães integrais.

7- Grão-de-bico
Um ótimo alimento para te dar muita energia no trabalho, pois são ricos em proteínas, fibras, ferro, magnésio, potássio e zinco. Sua versatilidade permite que eles complementem saladas, pratos quentes como sopas e acompanhamentos.

8- Melancia
A melancia é literalmente um prato cheio de nutrientes. Em uma fatia generosa você encontra um terço da dose diária de vitaminas A e C, além de potássio. Uma boa pedida para sobremesas e sucos.

9- Abóbora
A abóbora é um santo remédio para quem precisa de nutrientes ou precisa de uma ajuda extra no aparelho digestivo. Rica em sais minerais como o cálcio e o fósforo, também é uma boa fonte de vitaminas A e C.

10- Folhosos verdes
Abuse das folhas de coloração verde-escura como couve, agrião, espinafre e acelga. Comer esses alimentos é uma forma de garantir vitaminas A, C e K, ácido fólico, potássio, magnésio, cálcio, ferro, luteína (um importante antioxidante) e fibras.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Respiração incorreta pode engordar

Nas campanhas a favor de uma vida saudável, é comum que se oriente as pessoas a buscar uma alimentação balanceada e a prática frequente de exercícios físicos. Todavia, há fatores menos divulgados, capazes de levar à obesidade. De acordo com Gerson Köhler (CRO 3921 – PR), ortodontista e ortopedista-facial, respirar de maneira incorreta pode fazer o indivíduo ganhar peso.

Há algumas razões que em geral fazem o indivíduo inspirar o ar pela boca, como o aumento de amígdalas ou adenóide, além de alterações na anatomia interna do nariz. Por exemplo, o desvio de septo. “Essas alterações acontecem de forma progressiva e podem começar ainda na infância. Elas são denominadas alterações ortopédicas, no caso dos ossos da face, principalmente da maxila e da mandíbula; ou alterações ortodônticas, quando os dentes estão mal posicionados devido a arcadas ósseas mal formadas”, explica o ortodontista.

Dificuldades respiratórias podem levar a problemas ortodônticos, que tornam a mastigação deficiente. Sem a trituração adequada dos alimentos, o bolo alimentar é engolido rapidamente. Segundo Köhler, “assim, o cérebro não tem tempo de acionar o mecanismo de saciedade. E o indivíduo acaba comendo mais do que o necessário”, afirma.

Nesses casos, o profissional recomenda que a pessoa faça uma avaliação que envolva um ortodontista, um otorrinolaringologista, uma fonoaudióloga e um nutrólogo, ou endocrinologista. A ideia é obter um completo diagnóstico.

domingo, 27 de março de 2011

Fertilidade e boa formação do feto dependem do cardápio da mulher e do homem

Há razões para a infertilidade que não residem na alimentação saudável. Porém, existem fatores que têm a ver com os pratos regularmente escolhidos pelo casal. Uma dieta equilibrada pode melhorar a formação do embrião, aumentando as chances de gravidez. Além disso, os próprios hábitos cultivados pelos pais antes de terem filhos são capazes de atuar na prevenção de doenças crônicas, no futuro.

Quem pensa que os cuidados se restringem à mulher se engana. Substâncias como zinco (encontrado na carne, em frutos do mar e nos cereais integrais) ou selênio (castanha do Pará, alho e cogumelos, por exemplo) contribuem para a formação de um sêmen de melhor qualidade.

O estresse é outro inimigo. Ao “roubar” nutrientes do homem e da mulher, reduz a quantidade de espermatozóides, bem como não garante uma boa formação deles, dificultando a fecundação do óvulo. Daí a importância de exercícios físicos frequentes, que diminuem o estresse e ajudam na oxigenação do corpo.

Agrotóxicos provenientes das plantações e até mesmo a poluição do ar conseguem atrasar os planos dos casais que desejam ter filhos. “Tudo o que faz liberar toxinas desregula o organismo e pode acaba sendo prejudicial”, explica a nutricionista Gabriela Halpern (CRN 38616).

Para uma alimentação saudável, que garanta a boa formação do feto e uma gravidez tranquila, a especialista recomenda itens ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento das células. Um dos benefícios é melhorar as próprias condições do corpo da mulher, para o desenvolvimento do bebê. Assim, vale incluir no cardápio alimentos integrais, bastante fruta, grãos, verduras e legumes, que também melhoram a formação do sêmen.

sábado, 19 de março de 2011

Os benefícios do manjericão


Manjericão protege as células do organismo. O tempero realça o sabor das refeições e ainda traz diversos benefícios à saúde.

Os temperos fazem parte da culinária de todo o mundo e dão um toque especial aos pratos. Ervas, plantas e raízes servem para realçar o sabor dos alimentos e deixar a refeição ainda mais gostosa. Alguns temperos vão além e trazem grandes benefícios a saúde. É o caso do manjericão, planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. “A erva também é conhecida como alfavaca, erva real, basílico grande e até remédio de vaqueiro.

Também é uma boa fonte de vitamina E, B3, B6 e zinco”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037).

Devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas.

“Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino”, ressalta.

O tempero pode estar presente de várias formas na alimentação, como in natura em saladas ou presente em molhos, carnes e outros pratos. “Nas massas a erva pode estar presente no molho de tomate”, destaca o empresário Alexander Bonetti, da San Marco Alimentos. Além de todos os benefícios para a saúde, o manjericão deixará a sua comida muito mais saborosa.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sobre conjuntivite

Uma epidemia de conjuntivite, que está chegando em algumas regiões do sul do país, está fazendo com que muitas pessoas busquem informações sobre o assunto.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.

Principais Sintomas

-Olhos vermelhos,
-Secreção (o tipo depende da causa),
-Lacrimejamento,
-Pálpebras inchadas,
-Sensação de corpo estranho nos olhos.

Embora as conjuntivites possam ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.
Para combater uma epidemia é importante que as pessoas com conjuntivite, bem como as que não apresentam a infecção, tenham algumas informações que são úteis para a sua proteção e para evitar o contágio.

Como Evitar

-Por tratar-se de uma doença em que o contagio acontece pelo contato físico do olho com as mãos, objetos, piscinas ou toalhas contaminadas,

Devemos evitar:

-Banho em piscinas públicas,
-Usar toalhas que não sejam de uso exclusivo,
-Contato com indivíduos contaminados.

A falta de cuidado pode fazer com que um aperto de mão possa se transformar em uma conjuntivite.

Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 15 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, já que durante este período as pessoas com conjuntivite podem ainda apresentar contágio, evitando repassá-la para outras pessoas.

Os sintomas destas conjuntivites virais são mais acentuados na primeira semana e podem durar até 4 semanas. Devido à facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos. O acompanhamento do oftalmologista é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e para o adequado tratamento.

terça-feira, 8 de março de 2011

Os cuidados durante a folia do Carnaval

Hidratação: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia.

É quase sempre assim: no Carnaval, no embalo da folia, muita gente exagera no consumo de bebida alcoólica. E os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Neste período come-se e bebe-se de tudo e, justamente por isso, é preciso mais cuidado com a alimentação. Para evitar a ressaca e a desidratação, é necessário alternar uma bebida e outra com a ingestão bastante água.

A nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Luciana Abdu, explica que o álcool acaba estimulando as pessoas a irem ao banheiro mais vezes. Daí a necessidade de ingerir líquidos como água, sucos naturais e água de coco. Isso vai colaborar para que o folião curta a festa sem prejudicar a saúde.

Luciana Abdu lembra que a quantidade de consumo de água deve ser aumentada se a pessoa estiver exposta ao sol às altas temperaturas. Uma boa dica é andar sempre com uma garrafinha de água. O ideal é beber uma garrafa de 500 ml de água por hora.

Mas não é só a hidratação que conta para manter o corpo saudável e bem disposto. Cuidar da alimentação depois da folia também é essencial para que o organismo não sinta os efeitos dos exageros alimentares. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras.
Veja algumas dicas para cuidados antes, durante e depois das festas:

Antes

- Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente. Evite ao máximo os refrigerantes, pois possuem baixíssimo poder de hidratação;
- Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa, não esquecendo de consumir as verduras e os legumes.
- Evite frituras e alimentos ricos em gorduras; Prefira carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.
- Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física e aguentar o ritmo até o final da festa;

Durante

- Hidrate-se a todo o momento! A perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro;
- O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água;
- Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas. Assim, também estará repondo a energia gasta durante a folia.
- Nada de consumir frituras durante a festa. Além de apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e moleza;

Após

Para aqueles que exageraram, este é o dia da ressaca. Para melhorar os sintomas de mal estar, aí vão algumas dicas preciosas:

- Repousar é essencial. Descanse e relaxe para recarregar as energias para os outros dias de festa;
- A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação. Por isso, tomar muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, é fundamental para acelerar o processo de recuperação do corpo;
- Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

terça-feira, 1 de março de 2011

Entenda e diga a Deus à gastrite

Quem nunca sentiu aquela sensação de queimação, azia e dores no estômago, que atire o primeiro alimento!

Popularmente conhecida como gastrite e até mesmo gastrite nervosa, ela está diretamente relacionada aos sintomas descritos. Esses itens citados acima fazem parte de um grupo que sinaliza duas doenças: a dispepsia funcional e a doença de refluxo.

A dispepsia pode ser descrita como sendo um distúrbio no aparelho digestivo, que dificulta o processo da digestão. Já o refluxo, é um retorno do ácido gástrico do estômago para o esôfago.

O refluxo por sua vez ocorre devido a um desequilíbrio no funcionamento da válvula que controla a passagem do alimento de um órgão para o outro. Como a válvula não fecha direito, o líquido passa para o esôfago e assim machuca as suas paredes. Isto causa azia e queimação, uma vez que ali não existe proteção da parede interna contra acidez, como é o caso do estômago.

Falando sobre gastrite, ela é uma inflamação que acomete a parede do estômago e pode ser dividida em duas: aguda e crônica.

Na forma aguda, a gastrite aparece repentinamente, causando náuseas e vômitos. Geralmente a duração é de, no máximo, três dias, podendo ser desencadeada por álcool, medicamentos à base de ácidos, antiinflamatórios ou pelo fator estresse.

Quando fala-se de gastrite crônica, a bactéria Helicobacter pylori faz-se presente no contexto. Este tipo de gastrite é de longo prazo e geralmente é assintomática.

Segundo Idílio Zamin, Gastroenterologista da Santa Casa de Porto Alegre, a transmissão pode ser via água e alimentos contaminados pelo bacilo. Ele informa ainda que a única forma de identificar esse tipo de gastrite é por meio de endoscopia e biópsia.

A alimentação saudável continua sendo uma das principais formas de tratamento.


ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

Embora não sejam os alimentos a causa principal do desenvolvimento da gastrite, eles têm papel fundamental, tanto no auxílio do tratamento quanto na prevenção.

Alguns alimentos devem ser evitados, por ocasionarem um aumento na liberação do suco gástrico ou por facilitarem a ocorrência do refluxo do mesmo:

-Leite e alguns tipos de queijos;

-Alimentos gordurosos, embutidos e industrializados;

-Sucos concentrados, bebidas estimulantes e alcoólicas.


Alimentos que devem ser consumidos:

-Sucos diluídos e muita água;

-Frutas, gelatinas, leite e seus derivados light;

-Carnes brancas e magras.


DICAS A FAVOR DA SAÚDE

Alimentar-se devagar e mastigar bem os alimentos são hábitos que auxiliam, e muito, no ganho de qualidade alimentar. A ingestão de água, alimentos naturais, cereais integrais e produtos light, encontra-se no topo da lista destes hábitos. Pratique-os!

Tenha uma vida feliz e saiba sorrir, libere o estresse para que ele não o(a) aprisione. Boa semana, cheia de saúde e hábitos saudáveis.